domingo, 4 de janeiro de 2009

Lagartinhos

250 g de açucar branco
125 g manteiga derretida
2 ovos
500 g farinha

Misturar os 3 primeiros ingredientes, aqui se quizer, pode aromatizar com raspa de limão.
Junta-se a farinha e trabalha-se a massa com as maõs, adiciona-se mais farinha até "sentirmos" que a massa está preparada para a moldagem na forma.
Vão ao forno, em tabuleiro forrado de papel manteiga, 190º e 10m cada fornada.
A forma dos lagarinhos, foi-me oferecida pela minha sogra. É de latão.
Contou-me que antigamente os funileiros andavam de terra em terra, em carroças puxadas por burros ou cavalos e vendiam de tudo. Esta forma foi comprada a um desses funileiros.
Não sei se há à venda nos Hipermercados, mas se na vossa família houver alguém habilidoso, é fácil de fazer.




Trocando o açúcar branco por açúcar amarelo, os lagartinhos ficam mais macios e mais espalmados.


São uns biscoitos que duram muitos e muitos dias.

2 comentários:

Ramiro Nunes disse...

Ah..., cá estão os lagartinhos e a forma de os fazer. Já mostrei á minha mulher como se fazem. Obrigado Leni.

Imsribeiro disse...

estes eu roubei-lhe a receita e ficaram fantasticos... obrigada....