segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bolas de Berlim em MFP

Mon Dieu! porque não inventaram as MFP hà mais tempo? porquê?
Hoje no escritório tive uma "aberta" e perdi-a a procurar na net receitas das bolas de berlim p/ MFP, e encontrei no site http://www.lusitana.pt/ é um site das farinhas Branca de Neve e Espiga.
A receita cativou-me pelo aspecto das bolas de berlim. Estavam com uma cor dourada e grandes! e feitas sem muito trabalho e tempo!
As minhas à maneira tradicional, costumam ficar escuras!
A dita cuja:

Ingredientes:

220 ml de água morna
1 embalagem de 500 g de Farinha Pão de Brioche (Branca de Neve)

Preparação:
Na cuba da MFP, coloquei a água e a farinha, selecionei o programa (massa) = 1h30m
Quando terminou o tempo, retirei a massa para cima de superfície enfarinhada.
Estendi-a com um rolo (não muito a preceito) e com um copo cortei rodelas de massa e coloquei-as num tabuleiro polvilhado com farinha e tapadas com um pano.
E deixei-as levedar 30m exactos...

Não cresceram o dobro mas cresceram um pouco...
Aqueci o óleo a 170º e fritei-as em lume baixo até ficarem dourada...ah! e aqui é que cresceram muito!!! e leves...



Foi super rápido e sem muito trabalho!
Passei-as por açúcar e canela e deixei arrefecer...
Não as encho de doce de ovos, porque a esta hora da noite tenho todos a dormir e nem sequer tenho ninguém aqui para ver este bonito trabalho!!! nem para as provarem!
Enquanto a MFP trabalhava a massa, nessa hora eu tratei de fazer o doce de ovos.
Deu para uma cx. aquase cheia.
Também deu para perceber que esta massa das bolas de berlim, serve também para fazer donuts, só tenho que fazer um buraco no centro, antes de fritar.
Já estou a pensar que amanhã, depois de jantar vai ser essse o meu "entretém".
Abri uma bola... cozida, leve e saborosa.
Assim composta, parece mesmo de compra!
Querida MFP!

Excelente trabalho!

Lembram-se quando viram e provaram pela 1ª vez uma Bola de Berlim?

São servidos?

Sem comentários: